segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Projectos Portugueses em publicação da DG Regio com 150 bons exemplos de projectos co-financiados pelo FEDER e Fundo de Coesão


Com o título Investing in our regions, 150 exemples of co-funded projects by European Regional Policy, a publicação tem o objectivo de mostrar projectos co-financiados por aqueles fundos comunitários que ilustram o sucesso da sua aplicação nos países e regiões europeias.
Os projectos escolhidos estão balizados por dez categorias que reflectem as prioridades de investimento da Política Regional: inovação, investigação e desenvolvimento, apoio empresarial, tecnologias da informação e comunicação, ambiente, energia, transportes, desenvolvimento rural e urbano, educação e apoio social e turismo e cultura.
Estes exemplos permitem também perceber os benefícios destas tipologias de investimentos da Política Regional para os cidadãos de toda a União Europeia e demonstram ainda a importância das parcerias entre diferentes níveis de governação, as quais desempenham um papel fundamental numa Europa mais próspera.

Projectos portugueses

As ruínas do Farol dos Capelinhos (p. 122), soterradas sob as cinzas do vulcão com o mesmo nome cuja erupção se deu em 1957/8, mesmo ao lado, a pouco menos de 200 metros, deram origem a um projecto singular em Portugal, co-financiado pelo FEDER: o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, nos Açores.
No Arquipélago da Madeira, na ilha propriamente dita, há um projecto que merece igual destaque. A estação Hidroeléctrica de Socorridos (p. 172). O projecto é constituído por um sistema de túneis e canais que permite ultrapassar a morfologia acidentada da ilha, colhendo água nas montanhas a Norte e transportando-a até Sul, para irrigação, e gerando energia eléctrica.
Na Região Centro, a poucos quilómetros da Batalha, encontra-se situado o Campo de S. Jorge, local mítico português pela ocorrência da Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385. Aqui nasceu um projecto de um Centro de Interpretação (p. 268) daquele acontecimento histórico, com intuitos lúdicos e pedagógicos e que já mereceu a visita de 40 mil pessoas.
O Centro de Artes de Sines (p. 318) é o projecto referido para a Região do Alentejo. Trata-se de um complexo multifuncional, inaugurado em 2005 e que inclui uma biblioteca, um centro de exposições, um auditório e um arquivo. Este projecto trouxe um importante pólo cultural à região e à cidade onde nasceu o navegador português, Vasco da Gama. Desde a sua abertura, 121 mil pessoas estiverem presentes em eventos no Centro.

Projectos portugueses em cooperação com Espanha

A ponte de Pomarão-Huelva (p. 264), entre Portugal e Espanha, foi igualmente mencionada como um projecto exemplar no âmbito da Cooperação Territorial Europeia. Inaugurada em 2009, a ponte entre a localidade de Pomarão (Portugal) e a estrada regional Hu-6400 (Espanha), em Huelva, é vista como um factor fundamental no desenvolvimento de uma comunidade de 50 mil habitantes, com impacto social, económico e no sector do turismo.

Fonte:  www.ifdr.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário