O Governo acordou com as instituições financeiras a criação de uma nova linha de apoio às empresas – Linha PME Crescimento. Destinada a garantir e reforçar o acesso ao crédito às empresas economicamente viáveis, esta linha terá um valor de 1.500 milhões de euros, com vista a reforçar a liquidez e capacidade de investimento do tecido empresarial nacional.
O acesso a esta nova linha de crédito PME Crescimento estará disponível a partir do próximo dia 16 de Janeiro. Do montante global de 1.500 M €, há uma dotação geral de 750 milhões para todas as PME e dotações específicas de 500 e 250
M € para empresas exportadoras e para operações com micro e pequenas empresas, respectivamente.
Para as empresas PME Líder o montante máximo de financiamento é de 1,5 milhões de euros, sendo que para micro e pequenas empresas o montante máximo por operação e empresas é de, respectivamente, 25 mil euros e 50 mil euros. Os spreads a aplicar por estas operações variarão entre os 4,813% e os 5,375%.
O acesso à nova linha de crédito PME Crescimento não é um apoio automático, estando dependente da avaliação de risco e da viabilidade económica das empresas.
Ver detalhes no site do IAPMEI: http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2719
Sem comentários:
Enviar um comentário