Esta avaliação analisa em pormenor a situação de cada um dos grandes projectos de infra-estruturas em termos de financiamento e de estado de adiantamento. O objectivo é introduzir mais responsabilidade no processo de financiamento e assegurar que os fundos da UE estão a ser bem aplicados.
Mais de metade (52,2%) destes 92 importantes projectos pan-europeus de infra-estruturas ainda estão em construção, devendo ficar concluídos até Dezembro de 2013, apesar da conjuntura financeira difícil (neste caso está a secção transfronteiriça «Évora-Mérida» do TGV «Lisboa-Madrid»).
No caso dos restantes projectos, a avaliação intercalar aplica com rigor o princípio do «pegar ou largar». Os projectos credíveis que, devido à crise económica, têm dificuldades em obter os financiamentos necessários à sua conclusão terão o seu prazo alargado por dois anos (são os casos da secção transfronteiriça «Ponte de Lima-Vigo» do TGV «Porto-Vigo» e da Terceira Travessia do Tejo). No caso dos projectos que, nesta fase intermédia, deixaram de ser credíveis, ser-lhes-ão retirados os fundos da União Europeia, que serão reafectados.
Mais informações em:
- O mapa e a lista completa das 30 redes/projectos prioritários RTE-T (2007-2010) podem ser consultados em:http://tentea.ec.europa.eu/en/ten-t_projects/30_priority_projects/
- A lista dos 92 projectos avaliados no âmbito do processo de revisão das RTE-T encontram-se em:MEMO/10/526
- Para conhecer as RTE-T:http://ec.europa.eu/transport/infrastructure/index_en.htm
- Para conhecer a Agência RTE-T:http://tentea.ec.europa.eu/en/home.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário