O boletim “Norte Conjuntura” disponibiliza uma análise conjuntural nos domínios do mercado de trabalho, emprego e desemprego, endividamento das empresas, comércio intracomunitário, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e “monitorização do QREN".
MONITORIZAÇÃO DO QREN:
Até ao final do 3º trimestre de 2010, tinham já sido aprovadas, no âmbito do QREN, 12.251 candidaturas
situadas na Região do Norte, traduzindo-se num aumento de 5,1% face ao total de candidaturas aprovadas até ao final do 2º trimestre de 2010. Estes projectos já aprovados para a Região do Norte representam um investimento total de cerca de 8672 milhões de euros, o que significa um aumento de 6,6% face ao volume de investimento aprovado até 30 de Junho de 2010. Para este resultado contribuiu sobretudo a aceleração observada ao nível do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - “O Novo Norte”).
No âmbito deste Programa Operacional Regional (ON.2), estavam já aprovados, no final do 3º trimestre, projectos que representavam um investimento global de cerca de 2685 milhões de euros (quase um terço do total de investimento já aprovado no âmbito do QREN para o Norte). Este valor de investimento aprovado significa um crescimento de 11,8% desde o final do 2º trimestre.
No Programa Operacional Factores de Competitividade, os projectos aprovados para o Norte representavam, no final do 3º trimestre, um investimento global de 2075 milhões de euros (+7,1% do que no final do 2º trimestre).
O Programa Operacional Potencial Humano apresenta o maior número de projectos aprovados para o Norte. O valor de investimento já aprovado neste PO para o Norte ascende a cerca de 2858 milhões de euros e cresceu 2,7% durante o 3º trimestre.
Finalmente, no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território ocorreu, no 3º trimestre, um grande aumento no número de projectos aprovados para o Norte (+16,7% do que até ao final do 2º trimestre), mas com menor expressão no montante global de investimento aprovado (874 milhões de euros, o que representa mais 2,0% do que até ao final do trimestre anterior).
O boletim encontra-se disponível em http://www.ccdr-n.pt/norteconjuntura/
Sem comentários:
Enviar um comentário